sábado, 5 de setembro de 2015

MEUS PROJETOS DE AULAS, HOJE E AMANHÃ



             INSTRUTOR ESTA DISCIPLINA DEVERIA TER SIDO A PRIMEIRA DO ANO

          Bem como já se foi dito por alguns colegas do nosso curso, realmente em nossas instituições (militares), o acesso as tecnologias são restritas, ou seja nossos alunos nos períodos de aula não usam celulares, por uma questão de adaptação para o futuro, afinal quando estamos singrando os mares desse nosso Brasil e porque não mundo a fora, precisamos contar com o silêncio tecnológico para não sermos detectados, mas esta é outra história.


          Voltando ao contexto, devido estas restrições, a curtíssimo prazo resolvi utilizar o sistema de rotação por estações, com algumas adaptações, tipo, formamos 6 ou 7 grupos  todos eles tendo capitães, e na sala eles ficam em semi círculos, aproveito que usamos largamente o sistema de mídias, baixadas do YOUTUBE, imagens como ilustrações, etc....
           Na realidade fico como um intermediador entre eles, andando pela sala e dando a liberdade durante as discussões dos temas lançados que eles se levantem andem pela sala, vão de grupo em grupo, e descobri que ate os mais tímidos querem também ir a frente falar expor suas ideias.
           Antes do final desta matéria eu tenho um tópico que fala sobre bullingy, como temos biblioteca,  e nos finais de semana eles usam livremente seus smartphones, estou elaborando uma forma deles preparem vídeos em grupos fora da Escola, e me passarem, os trabalhos prontos para nas aulas fazermos um grande debate, e quem sabe ao final do tópico convidarmos todos os docentes e pedagogos para assistirem um aulão ministrado por eles.



 obs:     Sobre o título, ao final da terceira aula desta matéria que começou agora em agosto, um aluno pediu para conversar comigo fora de sala de aula, e disse assim mesmo, " INSTRUTOR ESTA DISCIPLINA DEVERIA SIDO A PRIMEIRA DO ANO", ele estava encantado com esta possibilidade de interação com o instrutor, de poder expor suas ideias aos colegas e ouvir eles também, porem o mais importante segundo ele, era ter a figura do instrutor ali na interação.




                            EU DOCENTE, MINHA VISÃO PARA O FUTURO


         Ao começar o curso do Praticas Educacionais Inovadoras (PEI), não fazia ideia do que viria pela frente, mas o futuro, hoje é presente, e a cada semana minha cabeça fica maravilhada com as novas informações e possibilidades apresentadas, e compartilhadas, algo realmente fantástico, e as informações estão ai foram acessadas, não tem mais volta sem chance.



          O  Projeto será, utilizar o máximo possível as tecnologias disponíveis, a cada uma nova pessoa que tem a descoberta delas, mais pessoas são candidatas em potencial a se abrirem para estas possibilidades.

       






             Me agrada muito a historia do Blog como local de armazenamento de matérias, e troca de informações  24 horas por dia, encontrar formas de utilização, Open Office, Blackboard, Desire2Learn, o próprio MOODLLE, HANGOUT e outros, e vejo isso não como um ufanista, mas sim como otimista.












   O caminho é longo, a estrada é tortuosa, mas, sei que nós chegaremos lá.
















  

2 comentários:

  1. Muito bom trabalho, Eduardo! Que em breve esse futuro faça parte do nosso presente!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduardo, gostei muito do relato que você faz do uso do sistema de rotação por estações. Vc não se curvou diante das adversidades e das restrições.
    Avante, meu amigo!

    ResponderExcluir