sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Já se vão mais de 19 anos


          O ano era  1996, minha filha então estava começando a sua vida escolar, eu ficava imaginando como poderia ajudala  com o seu aprendizado, porém, dando-lhe suas tarefas, me resposanbilizei pelas materias de, História, Geografia, Estudos Socias, mal sabia, mas ali começava a minha vida de docente.

          Também neste período comecei a ser um facilitador nas classes de igrejas protestantes, período muito bom para moldagem de uma maneira diferente de aprendizagem (trocas), docente/dicente.


                           



               Mas, preparação com parte técnica, e avaliações sobre forma de ministração de aulas começou a partir de 2007 na EAMES, escola mililitar da Marinha em Vila Velha-ES, ali foram anos maravilhosos, onde começei  trabalhar com quantidade grande de alunos, agora não era uma só (filha), ou uma classe com 15 alunos, agora era no minimo quatro salas de aulas com 45 alunos cada uma, e também o acesso a tecnologias mais recentes.

          Em 2011 com a aposentadoria, parecia que tudo estava terminado, mudei-me para Olinda-PE, e cada vez que passava pela EAMPE, escola militar da Marinha em Olinda-PE, vinha uma sensação de vazio, tristeza e saudades, e a certeza que poderia dar um pouco mais de mim. Em 2012 fui contrato pela Marinha para ser Instrutor de materias militares e de Relações Humanas para os novos marinheiros.


          Então recomeçou tudo de novo, acesso as novas tecnoligias que estão ao dispor, a cada ano participamos de cursos de capacitação, congressos de educação, e a maravilhosa rotina de ministrar aulas, para  aproximadamente 500 alunos durante o ano,acho que professor é igual, a médico, pastor, nunca deixam de ser, mesmo na velhice.
         Carrego duas certezas em mim, a  primeira, como foi bom poder ter sido professor para minha filha lá atraz e a segunda como esta sendo fantástico poder ter voltado a ministrar aulas, e ter a oportunidade de estar aprendendo com os novos alunos, e com pessoas como vocês nos cursos que fazemos, muito obrigado aos colegas de curso , muito obrigado a  professora Denia e professor Moran.



                                   

2 comentários:

  1. Grande Eduardo!!! Esse sim é o blog. Muito bom!!! Você nem parece imigrante, és um nativo. Parabénsssss!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Eduardo! Muito bom saber um pouco mais dessa tua caminhada.

    ResponderExcluir